01/12/08

Associação Nacional de Atletismo em Cadeiras de Rodas (ANACR).

Fundada por Escritura Pública em 30 de Outubro de 2008, a ANACR tem a sua Sede em Vila Real, desenvolvendo a sua actividade em todo o País.

Esta Associação vem colmatar uma necessidade sentida pelos cidadãos portadores de deficiência, que praticam a sua modalidade favorita (atletismo), na maior parte dos casos sem apoios, ou com patrocínios de reduzido valor face aos elevados custos de tal prática.

Condicionados ao factor de terem de utilizar cadeiras de rodas especialmente preparadas para competição e adaptadas individualmente a cada atleta, o que leva a que os preços dessas cadeiras sejam muito elevados (chegando a atingir facilmente os 5000 euros) – tornando-se assim autênticos “objectos de luxo” – os atletas verificam também a fraca divulgação desta modalidade a nível Nacional.

Pretendendo aumentar o número de praticantes, nomeadamente entre os mais jovens, entre outras actividades a ANACR vai promover a organização de eventos desportivos em todo o país, tentando sensibilizar os Organizadores de Provas de Atletismo para a inclusão desta variante nas suas provas.

Acreditamos que tal prática ajudará a que a imagem dos atletas portadores de deficiência junto da população em geral, possa, finalmente, deixar de ser a dos “coitadinhos” para serem reconhecidos como “atletas de corpo inteiro”
.
 
~